quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Saudade

O inverno me fita o coração,
E ante o espectro desse deus malfadado
Surge uma vaga forma num clarão
Mansa e etereamente feroz,

És tu, que me invades e calado
Finda a tempestade de frio atroz
E o gelo se dissolve em lágrimas
Inteiramente por ti, inefáveis.

Oh mais belo dos sentimentos, 
Os sóis mais esquecidos e afáveis
Sonham ter em seus seios tua bondade

Não és alegre... nem triste,
És simplesmente doce,
Sublime saudade.

(Nágila Ramos e Rubens Alves)

Mas o que é saudade?

Aurélio responde:

  1. 1. Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que alguém se vê privado.
  2. 2. Pesar, mágoa que essa privação causa.

Mas se a lembrança é grata, não há de haver mágoa, nem pesar.
Falta ou lembrança? Falta e lembrança?
Posso ter boas lembranças de algo ausente e não querer tê-lo outra vez. Então, não é saudade?

Sentir saudades...  Isto ora me faz rir, ora me faz chorar. Porém mesmo quando choro, o choro não é triste, é uma emoção bonita, que me acalma.
Sim, para mim sentir saudade é bom. 

"Ela é a prova inequívoca
de que somos sensíveis!
De que amamos muito (...)"
C.L.

2 comentários:

  1. Confesso que ando sentindo muitas saudades de qdo erámos apenas adolescentes, que hj não somos mais... Do tempo do colégio, ensino médio e fundamental... Que saudade de tudo aquilo! Das amizades, da ausência de preocupações...
    Mas por mais que a saudade venha em forma de melancolia, consigo ver também o quão feliz eu fui e o quanto aproveitei essas fases boas da vida!
    O segredo é lembrar com alegria e ver a parte boa também do presente em que estamos! =]

    ResponderExcluir
  2. Também sinto saudades, era ótimo! Mas penso que aproveitamos muito, não me arrependo de nada que não fiz e isso é o que importa!
    =)

    ResponderExcluir